Conheça os benefícios da hidroginástica
A falta de equilíbrio, coordenação motora, força e resistência são as principais causas do aumento na incidência de quedas dos idosos. Esses tombos, ocasionados principalmente por ausência de força física, normalmente resultam em graves machucados, fraturas e luxações, um fato que provoca preocupação e, muitas vezes desespero, pela fragilidade da idade. Para melhorar a capacidade funcional desses idosos, prevenindo assim, as temidas quedas, a ASASBNH/CEF sugere uma atividade que une prazer e reestruturação: a hidroginástica.
Os exercícios realizados dentro d’água reduzem em 90% o impacto que o corpo faz sobre o solo, por isso, causam menos colisões nos ossos e articulações, melhorando a saúde de pessoas que têm lesões, artrose ou osteoporose. A água aquecida das piscinas oferece aos idosos o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea, visto que a pressão hidrostática, leve compressão da água sobre o corpo e vasos, auxilia a redução das varizes.
Isso sem contar que, como a resistência da água é maior que a do ar, o exercício propicia o trabalho cardiovascular, cardiorrespiratório, aeróbico, gera perda de calorias, aumenta a coordenação motora, noção de ritmo, melhora o tônus muscular, flexibilidade, equilíbrio e força. É uma atividade que oferece prazer, felicidade e melhora o condicionamento físico, capacidades essenciais para o bem-estar e saúde dos idosos.
As aulas são realizadas sempre em grupos, então os idosos se beneficiam ainda do convívio social com outras pessoas, o que melhora os relacionamentos e cria amizades, ponto muito importante para as pessoas da terceira idade. Apesar da hidroginástica não ter contraindicações, antes de iniciar qualquer atividade física, é indispensável que os idosos consultem um médico para avaliação das suas condições. Então, nada de se matricular na aula sem uma avaliação médica, ok?
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
25/12/2023