Dormir bem influencia diretamente na qualidade de vida
Descobrir como dormir bem à noite toda é um desafio para muita gente, afinal, é comum ouvir as pessoas relatando dificuldades relacionadas ao sono. No entanto, quando isso acontece com frequência, o caso deve ser investigado para que o problema seja tratado o quanto antes.
O sono é um descanso fundamental para a nossa saúde e bem-estar. A soma de noites mal dormidas diminui a capacidade de concentração durante o dia, afeta o apetite, gera alterações de humor, estresse, irritação e também tem impactos na memória. Em outras palavras, a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano.
O sono é algo muito particular, isto é, o que funciona para um provavelmente não vai funcionar para o outro. No entanto, existem algumas medidas comuns que podem ajudar: criar uma rotina do sono (determinar um horário para dormir e respeitá-lo), tornar o ambiente do quarto mais confortável, por exemplo. Veja, a seguir, algumas dicas que a ASASBNH/CEF separou para a pessoa conseguir dormir melhor.
>> Evite telas e luzes: é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. Caso tenha iluminação automática ou regulável, ajuste para que a diminuição da luz seja gradativa. É comum encontrar a função de "modo noturno" nos celulares, que consiste na redução do brilho, afetando menos a visão e, consequentemente, o sono.
>> Prepare o ambiente: renovar a roupa de cama é uma medida simples e muito eficaz. Deitar em uma cama confortável e cheirosa impulsiona a preferir o descanso a qualquer outra coisa. Use travesseiros que melhor se adaptam à sua posição de dormir, texturas que favorecem a sua pele e cores que acalmam o ambiente. Ajuste a temperatura de acordo com a sua estrutura: seja ventilador, seja ar natural ou ar-condicionado.
>> Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir: quando se ingere sucos, chás, água etc. o corpo tem a tendência de eliminar mais líquido pela urina, o que leva a acordar durante a noite. Para contornar isso, estabeleça um horário limite para bebidas em geral, principalmente as que contêm cafeína. O consumo de café deve ser feito até 17h, no máximo. Isso porque a substância leva várias horas para ser processada, o que vai inibir a ação hormonal responsável por relaxar e preparar o corpo para dormir.
>> Pratique um esporte: o esporte traz vários benefícios para a saúde, dentre eles a regulação do sono. Ele estimula o corpo ativando a musculatura, além de trabalhar os sentidos e as habilidades. A prática de esporte impõe ainda a necessidade de descanso. Durante o sono, o corpo continua trabalhando e consolida as conquistas adquiridas durante a realização de exercícios. Portanto, escolha um esporte que lhe agrade e pratique-o com frequência, no mínimo, três vezes por semana. Uma dica importante é não fazer atividades físicas muito perto do horário de dormir para não ter o efeito inverso.
>> Evite distrações antes de dormir: se você pretende dormir, evite qualquer item que o mantenha ligado e gere estímulos, como telas em geral, mas principalmente o celular. Também não é recomendado ingerir bebida alcoólica minutos antes de dormir.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
01/01/2024