Escrever melhora suas habilidades cognitivas
Para manter a mente ativa, o ato de escrever, tanto à mão quanto ao usar dispositivos eletrônicos, é fundamental. De todas as formas, escrever faz com que nosso cérebro se mantenha concentrado, ajudando a exercitar a mente e deixá-la mais alerta para as atividades rotineiras.
Escrever à mão melhora o raciocínio, a coordenação motora e outros benefícios cognitivos. Escrever também ajuda a pensar melhor e ampliar o repertório sociocultural.
A ASASBNH/CEF separou mais vantagens da escrita:
>> Prática de vocabulário: ao escrever, se desenvolve um jeito próprio de expor ideias. Com isso, aumenta o potencial para encontrar novas palavras, amplia o vocabulário e cria formas mais elaboradas de comunicação.
>> Desenvolvimento de criatividade: a palavra escrita propõe maior liberdade à mente para criar e inspirar a partir de infinitas possibilidades de conteúdos — desde pensamentos até projetos e histórias fictícias. Quanto mais exercita essa habilidade, mais fortalece a sua capacidade de criação.
>> Relaxamento: ajudar a combater o estresse é outro benefício que mostra a importância de escrever no dia a dia. Coloque no papel seus sentimentos, suas memórias, conteúdos criativos e tudo mais que puder ajudar a descansar a mente. Também é possível usar um aplicativo de texto do smartphone e do computador.
>> Possibilidade de se expressar bem: quando se escreve o que vem à mente cria uma oportunidade de organizar melhor as ideias. Assim, ao precisar falar sobre elas, há concisão e coesão, facilitando a comunicação e o entendimento do que deseja expressar. Isso melhora, até mesmo, a autoconfiança.
>> Exercício do cérebro: o cérebro estará em exercício, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e ajudando a melhorar o foco e a concentração. Escrever faz com que a mente amplie a capacidade de memorização de conteúdos.
>> Transmissão de seriedade: o texto bem escrito, com vocabulário rico e acerto gramatical, transmite credibilidade e confiança. É uma vantagem tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho. Quem entende a importância de escrever e sabe fazer isso com correção tem maiores chances como profissional e é levado mais a sério na disputa por uma vaga em uma empresa, por exemplo.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
17/01/2024