Adotar animais é um ato de amor
Para adotar um animal não é preciso muito. O mais importante é ter a certeza que você possui amor e carinho para oferecer. Para adotar um bichinho de estimação, você precisa responder uma série de perguntas sobre seu estilo de vida, sua profissão e se tem todos recursos para garantir o bem-estar do pet.
O seu melhor amigo pode estar numa ONG, que fará todo o trâmite para você conseguir a adoção. Na maioria das vezes, seu contato acontece com animais já vacinados, vermifugados e com um microchip de identificação.
O principal requisito exigido pelas ONGs na hora de realizar a adoção é um tutor que se encaixe com o pet, evitando a devolução ou a fuga do animal. Ter uma personalidade compatível com o animal para adoção conta bastante, pois se o motivo da procura por um cãozinho é para fazer companhia a um idoso, os filhotes não serão recomendados, por exemplo. Eles possuem muita energia e vontade de brincar, por isso, o ideal é unir o pet à família perfeita.
A ASASBNH/CEF separou algumas reflexões antes de realizar uma adoção:
>> Reflita sobre o seu estilo de vida: o animal vai ficar sozinho em casa? Você terá disposição para brincar e passear com ele todos os dias?
>> Considere todos os gastos: é preciso estar atento quanto aos cuidados fundamentais para manter o pet sempre saudável, com alimentação diária, consultas ao médico-veterinário, medicamentos, banho e tosa.
>> Vá de coração aberto: é muito comum encontrar possíveis tutores procurando por um filhote de raça. Deixe a mente e o coração abertos, cogitando levar um pet idoso, com deficiência ou SRD.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
29/01/2024