Viajar é bom e contribui para o crescimento individual
Quem viaja expande horizontes, conhece novas pessoas, amplia laços afetivos e, acima de tudo, constrói memórias. As situações às quais somos submetidos quando estamos longe da nossa zona de conforto são capazes de nos desafiar, promovendo aprendizado e experiências que vão ser válidas para toda a vida.
E não importa se a viagem for a passeio, a negócios ou até mesmo um intercâmbio. Viajar é ampliar a visão que temos do mundo e de nós mesmos. Viajar permite que você entre em contato com novas culturas, tradições e modos de vida. Isso expande abre seus horizontes, ajuda a desenvolver a tolerância e a empatia e possibilita uma visão mais ampla do mundo. Viajar pode nos levar ao autoconhecimento. Você pode descobrir novos interesses, paixões ou aspectos da sua personalidade que não eram evidentes anteriormente.
A ASASBNH/CEF entende que viajar pode ter um papel significativo no desenvolvimento pessoal e proporciona uma série de benefícios que contribuem para o crescimento individual. Veja algumas razões:
>> Você aprende a lidar com imprevistos: os imprevistos acontecem em qualquer lugar e a qualquer momento. Acontece que, quando estamos fora, principalmente em outro país, lidar com os imprevistos passa a ser mais do que uma habilidade importante para o nosso desenvolvimento pessoal: é uma questão de sobrevivência. Isso porque os imprevistos são muito mais prováveis em situações com as quais não estamos familiarizados e não contamos com a nossa rede de apoio para poder lidar. Ou seja, uma viagem é um prato cheio para treinar essa habilidade.
>> Aumenta o seu nível de tolerância: conviver com pessoas que têm outra criação e que vivem em uma cultura diferente faz com que você trabalhe o seu nível de tolerância. Essa é uma importante habilidade para o desenvolvimento pessoal, pois tolerando as diferenças, você fica mais aberto a aprendizados e a viver experiências enriquecedoras.
>> Administrar o tempo se torna uma necessidade: viajar é exercitar a habilidade de administrar melhor o tempo e fazer com que ele seja mais do que o suficiente para realizar tudo aquilo que é preciso. Acordar cedo, traçar as melhores rotas, organizar os compromissos e outras atitudes durante uma viagem são atitudes que passam a fazer parte da sua rotina quando você volta para a vida normal e isso é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal.
>> Descobre características pessoais que você não sabia que tinha: passamos a identificar características na nossa personalidade que antes passavam despercebidas, exatamente pelas situações ímpares às quais somos submetidos durante uma viagem.
>> Possibilidade de adquirir fluência em outra língua: as viagens internacionais proporcionam, além de tudo que citamos anteriormente, a fluência em um segundo idioma, habilidade que pode ser fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
31/01/2024