8 de março: ASASBNH/CEF celebra a força das mulheres
O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião importante para destacar os desafios enfrentados pelas mulheres e por sua força para lutar e vencer cada um deles. Embora tenha havido avanços significativos nas últimas décadas em termos de direitos das mulheres, ainda existem desafios persistentes e muito o que conquistar.
Alguns dos principais desafios incluem:
Desigualdade salarial: as mulheres continuam a receber salários inferiores em comparação aos dos seus colegas do sexo masculino, mesmo desempenhando funções semelhantes, equivalentes.
Violência: a violência contra as mulheres é uma questão global desde a violência doméstica, o assédio sexual, ao tráfico humano, dentre outras agressões. Combater e prevenir a violência contra a mulher é um desafio de toda a sociedade.
O acesso limitado à educação e as oportunidades, as mulheres ainda enfrentam barreiras para obter educação e atividades profissionais. A disparidade pode ser observada em certos campos acadêmicos e de profissões.
Sub-representação na política e liderança: as mulheres continuam sub-representadas em cargos políticos e de liderança. Refletem desafios estruturais e culturais que limitam a participação das mulheres nas tomadas de decisão, o que precisa ser mudado.
Falta de reconhecimento de trabalho não remunerado: o trabalho não remunerado nas responsabilidades domésticas e nos cuidados com a família, muitas vezes recai desproporcionalmente sobre as mulheres. Essa contribuição não é totalmente reconhecida e a sociedade precisa estar mais consciente sobre essa atividade.
A ASASBNH/CEF entende que ainda são muitos os desafios que as mulheres precisam enfrentar, no entanto a luta é contínua. A sociedade precisa de conscientização em relação às mulheres e suas necessidades.
“Enquanto o Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas das mulheres, também destaca a necessidade contínua de abordar desafios e trabalhar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Nós da ASASBNH/CEF celebramos a força das mulheres, parabenizamos todas as nossas associadas e companheiras de trabalho e nos colocamos à disposição para lutar ao lado delas, sempre”, afirma o presidente da Associação, Lázaro de Santana.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
08/03/2024