Untitled Document
   

BLOG

Tweeter

Google+   Versão ASASBNH/CEF Mobile Tradutor Online English Version
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
 
 
 
INFORMATIVO
FOLDER
Julho 2015
Julho 2015
Edições anteriores
INFORMATIVO
2276
2276 - Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2024
Edições anteriores
 
Cadastre-se no ASASBNH/CEF
Cadastre-se gratuitamente para receber em seu email, nossos informativos eletrônicos e todas nossas novidades.
Nome:
E-mail:
 
 
 
 
 
 
 

  Encaminhar      Impressão      RSS   

Mais memória, mais alegria: 10 jogos imperdíveis para ativar a mente na melhor Idade



Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) demonstrou que jogos digitais são eficazes na estimulação cognitiva de idosos. Desenvolvidos por neurocientistas e adaptados ao público brasileiro, os jogos ajudam a melhorar habilidades como raciocínio lógico e preservação da memória. O estudo, realizado com 115 voluntários de 60 a 89 anos, concluiu que a cognição global melhorou em todos os grupos, com melhores resultados para os que seguiram treinamento sensorial e cognitivo-funcional.

Especialistas destacam que, embora a tecnologia traga benefícios, ela deve ser combinada com um estilo de vida saudável. Eles também apontam que as perdas naturais de visão e audição dificultam a adoção de novas tecnologias por muitos idosos. A inclusão digital, no entanto, favorece a socialização, e a participação da família é essencial.

Adivinhação: Jogo em que os participantes tentam adivinhar palavras ou fatos a partir de pistas. Pode ser jogado individualmente ou em grupo, estimulando memória e criatividade.

Bingo: Jogo de atenção e memória onde os jogadores preenchem cartelas com números sorteados. Requer concentração e percepção espacial.

Forca: Um jogador escolhe uma palavra, e os outros tentam adivinhar as letras. Estimula o raciocínio e a habilidade de fazer suposições.

Jogo da memória: Jogo clássico com cartas viradas, onde o objetivo é formar pares. Ajuda a melhorar a memória e a concentração.

Jogo dos sete erros: Desafio de encontrar diferenças entre duas imagens semelhantes. Estimula a atenção, percepção e raciocínio lógico.

Jogos de cartas e dominó: Atividades que envolvem contagem, formação de sequências e estratégias. Melhoram o pensamento lógico e a memória.

Mímica: Jogo onde os participantes imitam palavras ou temas, e outros tentam adivinhar. Promove socialização e diversão em grupo.

Palavras cruzadas: Exercício cerebral que melhora memória de curto prazo, raciocínio e reconhecimento visual, além de prevenir doenças cerebrais.

Quebra-cabeça: Montar peças para formar uma imagem melhora a memória de curto prazo e fortalece as conexões cerebrais.

Xadrez: Jogo de estratégia que estimula habilidades cognitivas e socioemocionais, exigindo concentração e planejamento.



Fonte: ASASBNH CEF
Data: 14/01/2025


 
 
 
Untitled Document
ENDEREÇO

Sede Administrativa:
Av. Rio Branco, 120 - Sala 714
Centro, Rio de Janeiro / RJ
CEP.: 20.040-001

Funcionamento: 11h às 17h (segunda a sexta-feira)

Tels.: 213174-2586 / 2509-6116
Ligacoes e Whatsapp: 2198450-6038
E-mail: asasbnh@uol.com.br


Copyright © 2013-2025.
ASASBNH/CEF - Associacao dos Servidores do ex-BNH e CEF.
Todos os direitos reservados.
   HOME   |   RECOMENDE-NOS   |   CONTATO     
 
 
Assessoria de Comunicação   Projeto & Desenvolvimento
AZIMUTT Business Intelligence Model