Dia Nacional do Aposentado: desafios e conquistas em um contexto de luta por direitos
Hoje, 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado, uma data que carrega em seu bojo uma forte simbologia de resistência. Com os desafios impostos pelas mudanças na legislação previdenciária, viver da aposentadoria tornou-se, atualmente, uma realidade distante para muitos brasileiros.
Vale lembrar que a data é histórica, pois marca a assinatura da Lei Eloy Chaves (Decreto nº 4.682/23), que, em 1923, consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro, com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias, sendo o Dia Nacional do Aposentado criado oficialmente anos depois, em 30 de junho de 1981, pela Lei 6.926/81.
A data de hoje merece muito mais do que uma simples comemoração. O Dia Nacional do Aposentado deve ser uma oportunidade de reflexão sobre a luta diária enfrentada por aqueles que contribuíram por anos para o desenvolvimento do Brasil. Além dos desafios impostos pela longevidade das contribuições, os aposentados são obrigados a lidar com a desvalorização de seus benefícios, o que torna ainda mais urgente a busca por justiça e respeito aos seus direitos e à garantia de uma vida digna.
"Devemos lembrar que os aposentados e aposentadas não apenas merecem nossa gratidão e parabéns, mas também o compromisso renovado com um futuro de dignidade, respeito e justiça. Não podemos permitir que aqueles que tanto contribuíram para o crescimento do país sigam sendo negligenciados", afirma Afonso Henrique Costa, presidente da ASASBNH/CEF.
Fonte: ASASBNH CEF
Data:
24/01/2025